Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Inflação desacelera para 19,2% em 2025

A consultora Oxford Economics estima que a inflação em Angola desça dos 28 por cento, em 2024, para 19,2 por cento, durante o próximo ano.

A inflação em Angola vai continuar a cair em 2025, graças ao efeito de base favorável e à ausência de pressão dos preços internacionais do petróleo”, escrevem os analistas desta consultora britânica.
A Oxford Economics indica que a taxa de câmbio médio da moeda nacional deverá fixar-se em 927,4 kwanzas por dólar em 2025, “o que manterá a inflação sob pressão”.
Desaceleração
Segundo o Índice de Preços no Consumidor Nacional (IPCN), divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a inflação em Angola situou-se em 28,41 por cento, em Novembro, mantendo a desaceleração em termos homólogos pelo quarto mês consecutivo, mas voltou a aumentar em termos mensais com uma variação de 1,61 por cento, um incremento de 0,06 pontos percentuais.
De acordo com os dados, a classe “Saúde” foi a que mais contribuiu para o aumento mensal de preços, com uma variação de 2,43 por cento.
A variação homóloga fixou-se em 28,41 por cento, com um acréscimo de 10,22 pontos percentuais em relação à observada em Novembro de 2023, mas mantendo a tendência de desaceleração face aos 29,17 por cento registados em Outubro.
Agência de notação
Por outro lado, a agência de notação financeira Fitch Ratings estima que os países da África subsaariana vão crescer 4,6 por cento e beneficiar de melhores condições económicas em 2025.
Num comentário à previsível evolução dos ‘ratings’ (risco de financiamento) da região em 2025, enviado aos investidores, a Fitch Ratings prevê um crescimento médio de 4,6 por cento, que compara com os 3,9 por cento que deverão registar-se este ano, acima da média de 3,6 por cento da última década. “Prevemos que a taxa de crescimento melhore, alicerçada nas reformas em curso e na recuperação das secas”, que afectam vários países, entre os quais Angola, lê-se no relatório.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *