A Selecção Nacional de Honras de futebol defronta hoje, às 15h00, a congénere do Gabão, no Estádio de Franceville, em desafio pontuável para a quarta jornada do Grupo F de apuramento para o Campeonato do Mundo, a ter lugar no próximo ano, no Qatar.
Os Palancas Negras entram para este embate com a pretensão de conquistar mais três pontos, e manter a esperança de marcar presença na maior montra do futebol mundial, uma empreitada que se afigura difícil, já que o adversário joga nos seus domínios e quer certamente desforrar-se da derrota sofrida em Luanda na passada sexta-feira.
A vitória de 3-1 na capital do país aumentou a motivação do grupo, que espera encontrar dificuldades, mas acredita que pode superá-las. A Selecção Nacional vai entrar em campo sem contar com os préstimos do ‘capitão’ Fredy, por acumulação de amarelos, ao passo que Show está em dúvida pelos mesmos motivos. Mas, o seleccionador Pedro Gonçalves acredita que vai poder utilizar o médio defensivo, pois o jogador foi admoestado na fase preliminar e o técnico espera que a FIFA o despenalize.
MAIS: Selecção Nacional proibida de desperdiçar pontos em casa no jogo de hoje
Apesar destas contrariedades, o treinador tem, certamente, um plano alternativo e nas duas sessões efectuadas depois do jogo de sexta-feira, onde trabalhou para colmatar a ausência confirmada do ‘capitão’ e a probabilidade de não poder utilizar Show.
Os Palancas Negras, tendo em conta os ensaios feitos durante a curta preparação, vão apostar numa postura ofensiva, procurando tomar a iniciativa do jogo, sem no entanto deixar de tomar as devidas precauções defensivas.
Entre os jogadores reina um ambiente de alegria e boa disposição, sinal de que o grupo está moralizado e preparado para responder positivamente em campo.
Pedro Gonçalves explicou que o treino de ontem em Luanda substitui o tradicional reconhecimento ao relvado do Estádio de Franceville, palco do terreno de jogo, que o treinador conhece muito bem do confronto anterior com os Panteras do Gabão.
Na sexta-feira passada, os Palancas Negras derrotaram os Panteras do Gabão, por 3-1, no Estádio Nacional 11 de Novembro.