O Presidente da República, João Lourenço, mediou esta quarta-feira, em Washington, Estados Unidos da América, uma reunião de alto nível com a participação dos homólogos do Rwanda, Burundi, Uganda, Tanzânia e Quénia.
De acordo com a página oficial da Presidência da República, a reunião decorreu à margem da sua participação na Cimeira de Líderes EUA-África, que se encerra esta quinta-feira, aqui em Washington.
Segundo a mesma página do Facebook, a República Democrática do Congo (RDC) foi representada, na reunião, pelo seu Primeiro-Ministro.
Não foram avançados, até ao momento deste despacho, mais detalhes sobre os assuntos abordados na reunião mediada por João Lourenço.
O Presidente angolano, mediador da União Africana para o conflito no Leste da RDC, tem realizado uma intensa acção diplomática para normalizar a situação no Leste da RDC, tendo em vista a busca de uma solução pacífica para a crise que envolve Kinshasa e Kigali.
A tensão entre a RDC e o Rwanda havia aumentado, nos últimos meses, após o reinício, em Março último, dos combates entre o exército da RDC e o movimento rebelde do M23.
No âmbito de uma cimeira de Luanda, realizada em Novembro do ano em curso, para avançar na normalização das relações diplomáticas, a RDCongo e o Rwanda acordaram um cessar-fogo, bem como a retirada do M23 das áreas recentemente conquistadas pelo grupo rebelde na província do Kivu do Norte (Leste da RDC).
No encontro de Luanda ficou também decidida a continuação do pleno desdobramento da força regional e a sua intervenção contra o M23, caso venha a recusar-se a cessar as hostilidades e retirar-se dos territórios ocupados
Entretanto, também à margem da sua participação na Cimeira, João Lourenço esteve, quarta-feira, na Casa Branca, a participar num jantar oferecido pelo Presidente Joe Biden aos líderes africanos.
Com o Chefe de Estado esteve a Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço.
De igual modo, João Lourenço participou, em Washington, na cerimónia de encerramento do Fórum de Negócios organizado no quadro da cimeira EUA-ÁFRICA.