Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Juíza defende maior aposta na eficiência

O Tribunal de Contas (TC) anunciou, ontem, que vai apostar na modernização do sistema digital, tendo como foco melhorar a eficácia e eficiência do trabalho que realiza.

Segundo a juíza presidente do TC, Exalgina Gambôa, a modernização tecnológica que agora se inicia é de tamanha importância, por facilitar a prossecução das tarefas incumbidas ao tribunal.

No quadro desse processo, deu ênfase aos serviços técnicos do TC que têm a responsabilidade de olhar, com profundidade, a todos os elementos relacionados com a fiscalização dos recursos financeiros do Estado.

Trata-se de recursos financeiros sob responsabilidade dos gestores públicos que, por imperativo legal, estão sob jurisdição do tribunal, enquanto guardião da legalidade das finanças e do património público.

Na tomada de posse de quadros do Tribunal de Contas, recém-nomeados, Exalgina Gambôa apelou à unidade nas acções, partilhando conhecimento, dando abertura para que cada um contribua, no cumprimento das competências atribuídas a cada unidade orgânica.

Na ocasião, a juíza informou que o Tribunal de Contas participa em grupos de trabalho, que integram auditores de vários países da “OISC-CPLP” e da “AFROSAI-E”, para auditorias coordenadas a nível regional e internacional.

 “É um facto inédito que nos honra e vai permitir aos nossos auditores ganharem experiência internacional, praticando com auditores de elevado nível e experiência”, referiu.

Entre as missões do Tribunal de Contas constam a fiscalização da legalidade dos actos de gestão financeira e administrativa do Estado e demais instituições públicas e privadas determinadas por lei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.