Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Kwenda vai alargar assistência para mais de 4 mil famílias

O governador do Cuando Cubango, José Martins, disse nesta terça-feira, em Menongue, que em 21 anos de paz a província teve como principais ganhos a construção e reabilitação de 500 quilómetros de estradas asfaltadas, 272 escolas e 116 unidades sanitárias.

José Martins, que falava durante o acto das comemorações do 21º aniversário da paz e da reconciliação nacional, disse que a província ganhou também mais de 600 residências sociais, no âmbito do programa de 200 fogos habitacionais em todos os municípios.

Referiu que apesar destes ganhos, o Governo central e provincial no quadro do Programa de Investimento Público (PIP) e do Plano Integrado e de Intervenção dos Municípios (PIIM), continuam a levar a cabo vários projectos ligados à área social que visam melhorar as condições devida das populações nesta região.

Sem falar em valores, José Martins salientou que no quadro do PIP estão em curso a construção da primeira fase da centralidade do Tucuve, em Menongue, com total de 14 edifícios que compreende a 214 apartamentos e edifícios autárquicos.

Acrescentou que está também em curso a terraplanagem da estrada que vai ligar a aldeia comunal do Licua (Mavinga) até a sede municipal do Cuito Cuanavale, num percurso de mais de 400 quilómetros.

José Martins explicou que o Governo local está ciente de que ainda não se fez tudo e que vai continuar a trabalhar para o tão almejado desenvolvimento socioeconómico da província, com a concretização das acções inscritas para o bem-estar das populações, apesar das dificuldades que o país enfrenta fruto das sucessivas crises financeiras e da pandémica da Covid-19.


Execução do PIIM

O governador do Cuando Cubango, José Martins reafirmou que a implementação do PIIM na província já é uma realidade, tendo dito que dos 76 projectos previstos, 64 já estão em execução nos nove municípios, com destaque para a construção de escolas, centros de formação técnico profissional, unidade sanitárias, esquadras policiais, residências sociais, sistema de captação, tratamento e distribuição de água potável e expansão da rede eléctrica.

Acrescentou ainda que, no âmbito do PIIM, foram adquiridas 65 viaturas ligeiras e pesadas que já prestam serviços a nível dos nove municípios da província e em outras instituições públicas. Ainda no mesmo programa estão inseridos a construção de jangos comunitários, requalificação de passeios, aquisição de kits de limpezas, entre outras acções que resultaram na criação de mais de 1.200 postos de trabalho, particularmente para a juventude.

José Martins disse que o Governo da província prevê durante o quinquénio 2022-2027 reduzir os índices da pobreza no Cuando Cubango para mais de 100 mil cidadãos, com uma atenção especial às mulheres chefes de famílias e jovens com implementação de projectos sociais, como na Educação, Empreendedorismo, Agricultura e outras acções.

Sublinhou que o combate à fome e a redução da pobreza, continua a ser a principal aposta do Governo angolano, visando diminuir a pobreza extrema com base nos princípios de desconcentração e descentralização administrativa, cuja implementação é feita nos municípios que prevê os índices de vulnerabilidade.

O governador realçou que no âmbito do programa de fortalecimento da protecção social-Kwenda, já beneficiou mais 18 mil agregados familiares nos municípios do Cuito Cuanavale e Cuchi.

Anunciou que a partir do próximo dia 15 deste mês 4.434 agregados familiares do município do Rivungo, que dista a 700 quilómetros da cidade de Menongue, vão passar a beneficiar de transferências sociais monetárias.

Aumento de bens e serviços aos cidadãos

O governador do Cuanza Norte, Pedro Makita Armando Júlia, enalteceu, ontem, o impacto dos 21 anos do alcance da paz (4 de Abril de 2022), no aumento de investimentos públicos que estão a contribuir para a elevação da oferta de bens e serviços e melhoria das condições de vida das populações.

Falando no acto provincial do 4 de Abril, Pedro Makita, considerou a paz como uma das grandes conquistas dos angolanos, após o alcance da independência, em 1975, permitindo a reconciliação entre irmãos desavindos e reverter o quadro de subdesenvolvimento a que o país estava voltado em decorrência da guerra.

Apontou os sectores da educação, Saúde, Energia e Àguas, como os que mais ganhos registaram na província durante os 21 anos de paz, face ao impacto que representa para a oferta de serviços e melhoria das condições de vida das populações;

De acordo com o governador, por altura do alcance da paz, em 2002, a província apresentava sérios problemas em termos de distribuição e consumo de energia eléctrica. Os cidadãos e a instituição dependiam de fontes alternativas para fazer o uso desse bem essencial.

O referido quadro encontra-se completamente revertido, pois o Cuanza Norte conta actualmente, nos dez municípios, com energia da rede pública nacional, produzida nas barragens de Cambambe, Capanda e Laúca, acção a ser extensiva às sedes comunais e aldeias.

No domínio das Àguas, apontou, a província regista grandes investimentos, estando em curso vários projectos locais e de nível central para resolver o défice no abastecimento às famílias e empresas nas cidades de Ndalatando, Dondo, Lucala e Golungo Alto, cujos trabalhos poderão ser concluídos no decurso do presente ano.

Realçou o projecto de água do Lucala, financiado pelo Banco Mundial, dotado de uma capacidade 660 metros cúbicos de água/hora, suportado por uma conduta de água bruta de cerca de 37 quilómetros em Ferro Fundido, desde a captação até Estação de Tratamento de Água (ETA), incluindo reservatório de água tratada com 3.500 m³ de capacidade e conduta adutora gravítica de água tratada numa extensão de 6.075 m.

O Governo do Cuanza Norte, continuou, tem dado também uma importância fundamental ao sector da Educação, visando dinamizar o seu desenvolvimento, factor que permitiu a construção, durante os últimos 10 anos, de 37 escolas, correspondentes a mais de 300 salas de aulas.

No domínio da Saúde, anunciou que a província vai ganhar até o final do ano em curso 400 novas camas, com conclusão do Hospital Geral, entrada em funcionamento do hospital municipal de Samba Caju e fim das obras de reabilitação do hospital municipal de Cambambe, cujo funcionamento deverá ser reforçado com 600 novos profissionais admitidos recentemente na função pública.

Do acto orientado pelo governador, Pedro Makita Júlia, decorrido no cine Ndalatando sob o lema “21 anos de paz, construindo uma Angola melhor”, participaram entidades do Governo Provincial, representantes de partidos políticos, deputados pelo círculo provincial, líderes religiosos, autoridades tradicionais e populares.

Comunidade angolana na Namíbia celebra ganhos dos 21 anos de paz

A Embaixada de Angola na República da Namíbia, que controla quase 100 mil residentes nacionais, proporcionou um momento para toda a comunidade celebrarr, em Windhoek, ontem, os ganhos para o país nos 21 anos de Paz e Reconciliação Nacional.

A chefe da missão diplomática, Jovelina Imperial, destacou no seu discurso que o país cresceu graças à paz, um bem incalculável, não só pelo calar das armas, mas pela união e reconciliação entre os angolanos.

Referiu que a paz permitiu ao país, em termos macroeconómicos, um crescimento considerável do Produto Interno Bruto, granjeando, igualmente, o topo na produção da banana em África.

Destacou os ganhos no sector da Agricultura, avançando que a paz trouxe de volta a esperança de terras antes minadas e que hoje são o chão para o cultivo dos produtos alimentares dos angolanos, sendo actualmente dos 35 milhões de hectares de terra arável, 14% estão sob cultivo.

Jovelina Imperial apelou à preservação da paz que tem garantido aos angolanos o direito de livre circulação em todo o território nacional e fora das fronteiras. Reconheceu que ainda há muito por fazer, mas que o Governo está ciente disso, daí a execução na melhoria e aumento do número de escolas, hospitais, centros médicos e a formação de quadros jovens a nível técnico e superior.

No leque de actividades em saudação ao 4 de Abril, a Embaixada de Angola na República da Namíbia organizou ainda, no domingo, uma tarde de louvor e adoração, pela consolidação da Paz e Reconciliação Nacional, com a presença notável de jovens compatriotas residentes no país vizinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *