Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Lançado concurso para a exploração do Corredor do Lobito

O ministro dos Transportes, Ricardo Viegas de Abreu, lança, amanhã(08/9), em Benguela, o concurso público para concessão do serviço de exploração, gestão e manutenção da infra-estrutura ferroviária do transporte geral de cargas – minério, líquido e gás, denominado, Corredor do Lobito.

A conversão visa garantir a viabilidade económica da infra-estrutura ferroviária do Corredor do Lobito, sendo que, pelas valências, este projecto se apresenta como plataforma de dinamização, das economias provinciais e nacional, permitindo a criação de postos de trabalho, directos, para os cidadãos angolanos.

O mesmo visa também garantir o incremento das exportações de Angola e investimento indirecto em plataformas multimodais, terminais e outras infra-estruturas logísticas satélites ao longo da linha, promovendo o desenvolvimento económico, social e cultural das comunidades locais ao incentivar toda a produção económica ao longo de todo o perímetro da concessão.

MAIS:  Detidos os suspeitos de vandalizarem o caminho-de-ferro  de Luanda

A reactivação do Corredor do Lobito, insere-se, igualmente, nos esforços da República de Angola, de reforçar a integração regional, e os compromissos da sub-região, apontando para a possibilidade futura da interligação Atlântico-Índico.

A operação do Corredor do Lobito, envolve investimentos adicionais ao longo do percurso férreo Lobito, Benguela a Luau, incluindo por um lado, a integração da via-férrea contígua do outro lado da fronteira na República Democrática do Congo, e por outro, a construção de um ramal para a República da Zâmbia.

O acto do lançamento, vai ser antecedido de uma curta viagem de comboio da estação do Lobito, ao Terminal Mineiro, que faz parte do perímetro da concessão.

No Terminal Mineiro vai observar-se uma paragem de minutos no Terminal do Porto do Lobito, onde acontece uma projecção do filme promocional do corredor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.