Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Líderes do Egito, Iraque e Jordânia se reúnem para Cooperarem em Várias Aéreas

Os líderes do Egito, Iraque e Jordânia se reuniram ontem, 27 de Junho, em Bagdad, com o objectivo de reforçarem a cooperação nos domínios da segurança, da economia, da energia e do comércio.

De acordo com um twitter do Chefe de Estado do Iraque, Barham Salih, a recuperação do seu país abre caminho a um sistema integrado na região, baseado no combate ao extremismo, o respeito da soberania e a parceira económica.

Por outro lado, Abdelfattah Elsisi e o Rei Abdullahll, nomeadamente Chefes-de-Estado do Egito e Jordânia, manifestaram no mesmo evento a possibilidade de uma solução política na guerra da Síria, visando preservar a segurança e a estabilidade do país e criar condições adequadas para o regresso dos refugiados. Numa mensagem conjunta no final da sessão, os três líderes lembraram que é preciso urgentemente resolver a guerra síria, guerra essa que já causou cerca de 500 mil mortes e deslocou milhões de pessoas, algumas das quais atravessando as fronteiras da Jordânia, um país desprovido de recursos e com dificuldades económicas.

A estabilidade no Yêmen também foi algo que mereceu destaque, e saudada pelos três líderes, enquanto na Líbia, apelaram à saída das tropas estrangeiras e dos mercenários, bem como o redobrar dos esforços com vista a se encontrar uma “paz justa e global” entre Israel e a Palestina, bem como à criação de um estado palestiniano independente. O papel do Egipto na negociação do cessar-fogo entre Israël e o Hamas, na faixa de Gaza, depois de um conflito de 11 dias no mês de Maio, e a promessa de Cairo de ajudar construir o enclave palestiniano também foi muito elogiada pelos Chefes de Estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.