Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

“Meninos da Fubu” abrem festividades da Dipanda

Um encontro entre o administrador do município de Talatona, Rui Josefo Duarte, e o Grupo Infantil de Tocadores de Marimba, denominado “Meninos da Fubu”, agendado para quinta-feira (04) , às 10h00, na sede provisória da colectividade, marca a abertura das festividades do 11 de Novembro, neste município.

O encontro, que vai contar com vários atractivos tais como recital de poesia e trova, tem como objectivo o apoio moral e material pela dinâmica e demonstração artística dos mais novos tocadores deste objecto de música tradicional, a Marimba, um dos instrumentos mais antigos do vasto reportório musical angolano.

Com sede provisória situa-da no Distrito Urbano da Camama, o Grupo de Tocadores de Marimba “Meninos da Fubu” foi fundado pelo professor “Mestre Justino Jizamba”, em 2020.

De acordo com o Direcção Municipal do Turismo e Cultura de Talatona, Jorge Marques Bela “John Bella”, até o momento, o conjunto conta com cerca de 25 integrantes, com idades compreendidas dos 5 aos 12 anos, cuja actividade musical tem sido notabilizada na abertura, animação e encerramento de importantes eventos a nível da capital do país, granjeando aplausos das mais distintas individualidades presentes nesses certames, pela qualidade artística e instrumental, até agora demonstrada.

Daí, a necessidade da Administração Municipal de Talatona abraçar este projecto, bem como outros na localidade que visam salvaguardar os valores culturais do nosso povo”, disse  o director.

MAIS:  Cultura angolana esteve em grande em Lusaka

Para as jornadas de comemoração do 11 de Novembro, depois deste acto, as actividades prosseguirão por toda a municipalidade, com a exibição de uma peça de teatro intitulada “Show de Humor Sem Tikes e Truques”, pelo Grupo Protevida, sábado, às 18h30, no Royal Plaza-Hotel.

Para segunda-feira, o programa reserva a realização de uma palestra subordinada ao tema “Os Caminhos que Levaram à Independência de Angola”, no Liceu 9029, Puniv, situado no Distrito Urbano da Cidade Universitária, cujo prelector será o poeta e professor de História Bendinho Freitas. O palestrante vai aproveitar a oportunidade para autografar alguns exemplares do seu livro de poemas intitulado “Silentes Vozes D’árvores”, lançado em 2019.

Uma Pintura Mural sobre “A Trajectória da Independência”, na parede adjacente ao Condomínio Cajueiro, no Distrito Urbano de Talatona, Rua Pedro de Castro Van-Dúnem “Loy”, defronte ao triângulo do Futungo de Belas será inaugurada no próximo dia 10, pelas 14h00.

Estas actividades enquadram-se, igualmente, no leque das comemorações do Centenário de Agostinho Neto, primeiro Presidente de Angola que proclamou a Independência, a 11 de Novembro de 1975.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.