O mercado de peixe da “Mabunda”, no município da Samba, em Luanda, vai ficar encerrado, sexta-feira, 28, por alto risco de contaminação da cólera.
O encerramento do mercado de peixe possibilitará a limpeza, descontaminação, desinfecção e a total requalificação do espaço.
A medida serve, principalmente, para preservar a saúde pública e criar condições mínimas para o funcionamento regular do mercado.
A decisão resulta de uma avaliação sanitária que detectou o crescimento do número de casos de cólera, devido à falta de condições higiénico-sanitárias adequadas, o que representa um alto risco de transmissão da doença, informou o Governo Provincial de Luanda, no Facebook.
Durante o encerramento temporário do mercado, as vendedeiras serão deslocadas para outros espaços e novos pontos de carga e descarga para os armadores da pesca artesanal vão ser anunciados.
O grupo técnico multissectorial, encabeçado pelo vice-governador para o sector Económico, Jorge Miguêns, é integrado, ainda, pelo secretário de Estado para a Saúde Pública, Carlos de Sousa, e o secretário de Estado para as Pescas e Recursos Marinhos, Álvaro dos Santos, conclui o documento.