O Ministério do Interior (MININT) apelou à promoção da paz entre os povos da Lunda-Norte e do Kassai, visando à defesa e o reforço da segurança na fronteira com a República Democrática do Congo (RDC).
O apelo foi feito no domingo último, à margem de um encontro entre as delegações do MININT na Lunda-Norte e do Kassai/RDC.
O delegado do Ministério do Interior na Lunda Norte, comissário Alfredo Lourenço “Nilo”, manifestou a necessidade da criação de condições para a realização de um encontro entre as Subcomissões de Defesa e Segurança das duas províncias limítrofes, onde abordarão questões relacionadas à segurança fronteiriça, bem como a análise sobre o aperfeiçoamento dos critérios das trocas comerciais, no sentido de produzirem benefícios mutuamente vantajoso, de acordo com uma informação tornada pública na página do Facebook do MININT.
Por sua vez, o ministro do Interior da província de Kassai/RDC, Tshisungu Tumba, manifestou o apoio total na promoção de acções conjuntas que busquem garantir a segurança e aprimorar os mecanismos para a livre circulação de pessoas e bens ao longo da fronteira comum.
O encontro contou, igualmente, com a presença dos titulares dos órgãos executivos, membros do Conselho Consultivo da Delegação do MININT, do Comando Provincial da Polícia Nacional (PN) e dos integrantes da delegação Congolesa.