Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Ministro do Interior reforça empenho de Angola em resolver conflitos de África

O ministro do Interior, Eugénio Laborinho, afirmou que Angola contínua a procurar soluções pacíficas para os conflitos na região dos Grandes Lagos, como o da República Centro-Africana (RCA).

O dirigente falava na XIX Sessão Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), na última sexta-feira(30/7).

Eugénio Laborinho ainda argumentou que o país elaborou um guião para a pacificação na RCA, que foi apresentado aos Chefes de Estado da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), em Junho último. O Ministro ainda acrescentou que os esforços de Angola não parou por aí, onde também levou ao Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) a problemática do embargo de armas à RCA, questão que tem merecido o apoio de muitos Estados.

MAIS: Angola pede apoio internacional para resolver conflitos na RCA

Neste contexto, reafirmou o engajamento das autoridades nacionais na busca da estabilidade naquele país, bem como o combate às acções de grupos terroristas no Tchad, na República Democrática do Congo e nos Camarões.
O secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades do Ministério das Relações Exteriores, Domingos Vieira Lopes, informou que o encontro serviu para que os Chefes de Estado e de Governo fizessem uma abordagem dos vários aspectos que preocupam a CEEAC, como a situação política e de segurança e aspectos económicos dos respectivos países.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.