Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Um cidadão namibiano foi detido sábado (23) pelas forças de defesa e segurança do município de Xá-Muteba, província da Lunda-Norte, acusado de estar implicado na prática de crimes de rapto e violação sexual de uma adolescente de 17 anos de idade.

De acordo com o Serviço de Investigação Criminal (SIC) da Lunda-Norte, a detenção do presumível autor de 34 anos de idade ocorreu numa barreira policial, montada na Estrada Nacional 230, no âmbito da Operação 45 Graus.

Sem revelação da identidade da vítima, encontrada amarrada dentro da viatura, as autoridades explicaram, em comunicado que o suposto criminoso vinha da província da Lunda-Sul.

Em 2020, com base em dados disponíveis, registaram-se cinco casos de tentativas de rapto de menores e envolvia maioritariamente cidadãos da República Democrática do Congo. Este ano, é a segunda ocorrência na Lunda-Norte.

A Operação 45 Graus visa o combate dos crimes violentos em Angola, sobretudo, aqueles com recurso a armas de fogo, incluindo violação sexual e outros, pelo que surge da necessidade de repor os níveis de segurança da população. Fazem parte deste exercício de 45 dias (11 deste mês até fins de Novembro) os órgãos do Ministério do Interior e alguns de segurança interna.

Segundo o primeiro balanço feito sexta-feira (22), 710 suspeitos por prática de crimes violentos foram detidos, em todo território angolano, pela Polícia Nacional, entre 11 e 18 deste mês, e apreendidas 29 armas de fogo, 178 viaturas e 513 motociclos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *