A Lobito Atlantic Railway (LAR), empresa concessionária da exploração, gestão e manutenção do Corredor do Lobito encomendou 275 novos vagões porta-contentores à empresa sul-africana Galison Manufacturing.
Segundo uma nota de imprensa, esta encomenda é um passo importante na renovação da linha férrea e na sua capacidade operacional para transportar cobalto e cobre da República Democrática do Congo e da Zâmbia e mercadorias do Lobito para a RDC. A encomenda de novos vagões faz parte do investimento anunciado aquando da assinatura da concessão por 30 anos, em Novembro de 2022.
Conforme a nota, os vagões estão a ser fabricados em aço de alta resistência para aumentar a durabilidade e reduzir o peso de cada um, o que, por sua vez, permitirá o transporte de cargas mais elevadas.
O processo de fabrico, lê-se no documento, envolve a utilização extensiva de métodos modernos, incluindo serras de viga computorizadas e células de soldadura robotizadas.
Para o diretor Executivo da LAR, Para Francisco Franca, “os novos vagões são compatíveis com o material circulante existente na região da SADC. Foram fabricados tendo em conta as condições locais do caminho-de-ferro e para assegurar o transporte sem problemas de minerais críticos e outros materiais, tanto para o tráfego nacional como internacional”.