Foram registados, pelo menos, dois disparos acidentais no local de gravações do filme ‘Rust’, em Santa Fé, no Novo México, antes do incidente que tirou a vida à diretora de fotografia Halyna Hutchins e feriu o realizador Joel Souza, segundo o divulgado por três antigos membros da equipa de rodagem, de acordo com o Los Angeles Times.
Os disparos aconteceram no dia 16 de outubro e geraram uma queixa ao supervisor, chamando a atenção para as práticas de segurança no local de rodagem do filme, no rancho de Bonanza Creek.
Os três elementos da equipa, que pediram para manter o anonimato, por receio de consequências para futuros trabalhos na indústria, estão entre vários membros que se demitiram horas antes do acidente fatal – não só por causa das más práticas de segurança, mas também por falta de pagamento e condições de trabalho.
Estas acusações colocam enfoque na violação de protocolos de segurança e nas disputas laborais entre membros da equipa de rodagem e produtores, durante a filmagem do filme ‘Rust’, um western de baixo orçamento.
Recorde-se que Halyna Hutchins foi atingida no peito por um disparo feito pela arma que o ator Alec Baldwin empunhava, acreditando estar descarregada ou, pelo menos, sem balas reais. O óbito foi declarado no local, durante a tarde de quinta-feira, 21 de outubro. O realizador, que estava atrás da diretora de fotografia, foi atingido num ombro e já teve alta hospitalar.
Os produtores do filme, onde se inclui o ator Alec Baldwin, emitiram um comunicado na sexta-feira onde defendem que não estavam a par das questões de segurança no local de rodagem, prometendo averiguações internas ao sucedido, numa altura em que a produção foi parada.
“Vamos continuar a cooperar com as autoridades de Santa Fé, durante a investigação, e disponibilizar serviços de apoio psicológico aos atores e equipa de rodagem, durante este período trágico“, acrescentaram.
Escrito e realizado por Joel Souza, ‘Rust’ conta a história de um marginal, Harland Rust, interpretado por Alec Baldwin, que vem em auxílio do neto, de 13 anos, condenado a ser enforcado por homicídio.