Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Polícia portuguêsa trava possível atentado terrorista

A Polícia Judiciária portuguesa anunciou, quinta-feira (10), ter impedido uma acção terrorista, de um estudante de 18 anos, que tinha várias armas proibidas e um plano escrito com detalhes sobre o que tencionava fazer aos colegas da Universidade de Lisboa. O ataque deveria ocorrer hoje.

De acordo com a imprensa portuguesa, que cita fontes daquela polícia, o suspeito é um aluno português com um perfil discreto e introvertido, que seria um consumidor maciço de informação sobre tiroteios como aqueles que acontecem com frequência em estabelecimentos de ensino nos Estados Unidos. A Judiciária foi alertada pelo FBI,  que sinaliza conteúdos na dark web e nas redes sociais que possam indicar o planeamento de actos terroristas. O arguido será hoje presente a um juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal para interrogatório.

Sendo menos frequentes, estes atentados não são inéditos. Em Outubro, um dinamarquês  convertido ao islamismo  matou quatro mulheres e um homem na Noruega recorrendo ao mesmo tipo de instrumentos. Neste caso, nada parece indiciar motivações religiosas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *