Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Presidente da República: Transações cambiais já se realizam sem restrições

O Presidente da República, João Lourenço, afirmou, esta sexta-feira, que as transações cambiais tornaram-se mais seguras, visíveis e sem restrições nas transferências de dividendos por parte dos investidores estrangeiros em Angola.

O Chefe de Estado que   falava  na abertura da reunião plenária solene de abertura da 5ª Sessão Legislativa da IV Legislatura, referiu que  foram   corrigidas e  eliminadas as situações  de tráfico de influência de actuações  discriminatórias e injustas, que ao longo dos anos caracterizaram as operações deste importante mercado.

“As transações cambiais tornaram-se mais seguras  e  visíveis,  não havendo por isso qualquer restrições nas transferências de dividendos daqueles que investem em Angola,   um factor de grande importância para a melhoria do ambiente de negócios no mercado”, sublinhou o Executivo angolano.

MAIS: Receita fiscal petrolífera fixa-se em Kz 542,9 mil milhões

No seu discurso à Nação,  referiu que  ainda que o mercado cambial está a funcionar  de forma normal,  tendo o mesmo atingido o seu  equilíbrio.

A seu ver, os recursos da moeda externa  gerados com os negócios do sector petrolífero,  estão  cada vez mais colocados ao serviço da  economia, isto é, “ ao serviço dos agentes da económicos que  precisam dos mesmos”.

O Kwanza, acrescentou, desde 2020, que  mantém-se  estável  em relação às principais moedas internacionais, com destaque para o  Dólar e Euro.

A mesma apreciação  tem  reflexos  na melhoria das contas  externas, em  particular da conta corrente  na balança de pagamentos, disse o Presidente da Republica.

Assim, prosseguiu João Lourenço, observa-se no mercado uma  diferenciação  da  taxa de cambio no mercado oficial e no mercado paralelo, actualmente,  em menos de  10%,  um  valor   considerado de “avanço de elevada relevância  no funcionamento do mercado cambial com  reflexos  importantes  no funcionamento do resto da economia”.

De acordo com o Presidente da Republica, este ajustamento  é um elemento muito importante  para a competitividade da economia e  aumento  da produção económica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.