Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Presidente da Turquia termina visita a Angola

O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, deixou esta terça-feira a cidade de Luanda, de regresso ao seu país, depois de uma visita de Estado de três dias a Angola, a convite do seu homólogo João Lourenço.

Na capital angolana, o estadista turco encontrou-se com o Presidente angolano, João Lourenço, além de ter participado de uma reunião plenária solene da Assembleia Nacional, convocada em sua homenagem.

Os dois Chefes de Estado presidiram as conversões oficiais Angola/Turquia que culminaram com a assinatura de acordos de cooperação, memorandos de entendimento e um protocolo de cooperação.

MAIS: João Lourenço convidado para a cimeira África-Turquia

O líder turco deslocou-se, também, ao Memorial Dr. António Agostinho Neto, onde depositou uma coroa de flores no sarcófago do primeiro Presidente de Angola e Fundador da Nação.

A visita ficou, igualmente, marcada pela realização de um fórum empresarial, que resultou na assinatura de acordos entre empresários de ambos os países.

As relações diplomáticas entre Angola e a Turquia datam de 1980 e estão suportadas por acordos de cooperação em diversos domínios, cobrindo sectores como comércio, agricultura, educação, cultura, defesa, justiça e desporto.

Em Angola, a Turquia tem investimentos nas províncias de Luanda e do Uíge, nas áreas da indústria, do comércio, da educação e da construção civil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.