Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

SIC apresenta casal suspeito de tráfico de droga

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) apresentou, segunda-feira (17), nas suas instalações, em Cacuaco, um casal de cidadãos angolanos, detido no último sábado, no Aeroporto 4 de Fevereiro, em Luanda, em posse de nove quilogramas de cocaína, camuflados em vários pacotes de sabonete líquido, provenientes do Aeroporto de Guarulhos, no estado brasileiro de São Paulo.

O  casal reside no bairro vila Alice, em Luanda. A mulher, de 40 anos, cuja identidade não foi revelada, era utilizada como mula (transportadora de droga) e o marido, de 37 anos, era o receptor do produto, em Luanda. 

A senhora é vendedora ambulante no mercado do Kicolo, Distrito Urbano da circunscrição com o mesmo nome, onde comercializa diversos produtos, como roupa e cosméticos, enquanto o esposo é serralheiro de profissão.

Segundo o director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da Direcção Geral do Serviço de Investigação Criminal (SIC), Manuel Halaiwa, a droga estava camuflada numa mala de viagem. A detenção ocorreu no momento de desembarque, quando a passageira já se encontrava na sala, com uma das malas, tendo a outra ficado no tapete rolante do aeroporto.

“A detenção da mula ocorreu no momento da fiscalização da bagagem, depois do desembarque do voo da Companhia Aérea Nacional, TAAG, proveniente do Aeroporto de Guarulhos, no estado brasileiro de São Paulo. As duas malas da cidadã foram submetidas à verificação, tendo-se notado que havia dentro de uma delas embalagens de sabonete em líquido, que continham uma substância branca, que, depois de submetida a teste, notou-se a presença 9,187 kg de cocaína”, disse Manuel Halaiwa.

O director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da Direcção Geral do Serviço de Investigação Criminal acrescentou que o esposo da cidadã foi detido na parte exterior do Aeroporto 4 de Fevereiro.

Segundo Manuel Halaiwa, apurou-se que o suposto mandante é um cidadão nigeriano, residente em Guarulhos, no São Paulo (Brasil) e caso a senhora conseguisse colocar a mala fora do aeroporto receberia cinco mil dólares.

O casal vai ser presente ao Ministério Público, nas próximas horas, para a responsabilização criminal dos actos que lhes são imputados, e correm o risco de cumprir 12 anos de prisão.

Por outro lado, Manuel Halaiwa deu a conhecer que foi detido, no passado dia 13, na fronteira da Santa Clara, no Cunene, um indivíduo que transportava 1,30kg de cocaína e um quilograma de uma substância mais conhecida por “milagre”, que é utilizada para a aumentar o volume da droga.

O referido indivíduo foi interpelado no momento em que pretendia atravessar a fronteira Angola/Namíbia, na região do município de Namacunde. Depois de interpelado tentou pôr-se em fuga, mas foi apanhado em posse, também, de 110 mil kwanzas, 180 dólares namibianos, quatro cartões multi-caixa e um talão de depósito avaliado em 400 mil kwanzas, que se suspeita ser proveniente de acções criminosas.

O porta-voz do Serviço  de Investigação Criminal  disse que o referido indivíduo receberia 150 mil kwanzas, caso conseguisse levar a droga à vizinha República da Namíbia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *