Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Terceira fase de vacinação encerra com balanço positivo

A terceira fase da campanha de vacinação de crianças menores de cinco anos contra a poliomielite, que, oficialmente, encerrou segunda-feira, superou a previsão de 450.578 crianças, segundo dados preliminares avançados, ontem, pela chefe do Departamento de Saúde Pública do Uíge.

Lindeza Chaves disse que os dados demonstram um resultado final acima da meta prevista, fruto de considerável número de crianças vacinadas nas comunidades. “A campanha decorreu sem sobressaltos. As equipas trabalharam em todas as aldeias, sanzalas, bairros e sedes municipais, apesar de se notar alguma resistência de alguns progenitores em aceitar que os filhos fossem vacinados”, disse, acrescentando que o departamento continua a receber os dados provenientes dos 16 municípios da província.

A terceira fase da campanha, lembrou, envolveu mais de 890 equipas, auxiliados por militares das Forças Armadas Angolanas, agentes da Polícia Nacional e voluntários.

Rejeição no Cuanza-Sul

O director do Gabinete Provincial da Saúde do Cuanza-Sul, Nelson Camilo, disse, ontem, na cidade do Sumbe, que a terceira fase da campanha contra a pólio ficou marcada por um caso de rejeição da vacina.

O caso, explicou, foi registado no município do Sumbe, onde um cidadão de nacionalidade maliana, impediu que uma equipa de vacinadores imunizasse o filho. Apesar da recusa, adiantou, a criança acabou por ser vacinada, após a intervenção do Gabinete Provincial de Saúde.

A nível da província, realçou, os dados provisórios indicam que a meta de imunizar 461.108 crianças menores de cinco anos foi alcançada.

As autoridades sanitárias da província do Cuanza-Sul pretendiam vacinar, durante os três dias de campanha, um total de 461.108 crianças menores de cinco anos, contra a poliomielite.

A supervisora de vigilância epidemiológica do Gabinete Provincial da Saúde do Cuanza-Sul, Teresa Joaquim, disse que a campanha de vacinação foi feita devido a casos novos de pólio registado nas províncias da Lunda-Norte, Luanda, Moxico, Huambo, Benguela e Lunda-Sul.

Resultados no Huambo

O chefe do Departamento de Saúde Pública, da Direcção Provincial da Saúde do Huambo, informou ao Jornal de Angola, que o balanço provisório da campanha de vacinação contra a poliomielite, apresenta resultados positivos, superando as expectativas das autoridades.

Valentim Catolo disse que durante a campanha, que ocorreu de 6 a 8 de Setembro, os dados provisórios, indicam terem sido vacinadas a nível da província 586.216 crianças, das 560.452 previstas, nos 11 municípios do Huambo.

“Apesar do sucesso, alguns municípios ainda estão a ser monitorados, especialmente o Mungo e Catchiungo, que não conseguiram atingir os objectivos estabelecidos”, explicou, acrescentando que no Mungo a população alvo era de 32.245 crianças, mas até agora só 30.282 beneficiaram das doses. No Cachiungo, a meta era vacinar mais de 34 mil crianças e foram imunizadas 32.406.

Ontem, adiantou, foi feita a repescagem, que conta com uma equipe de trabalho reduzida, com cerca de 25%, para se imunizar aquelas crianças que não foram alcançadas nos dias da campanha.

Para garantir a eficácia da campanha, adiantou, foi implementada uma logística que envolveu a distribuição de um total de 661 mil doses da vacina, com a participação de 4.388 colaboradores, divididos em vários grupos, que trabalharam para assegurar o sucesso da campanha.

O principal objectivo da terceira campanha, informou, foi responder ao surto do poliovírus tipo 2 e aumentar a imunidade das crianças, oferecendo uma protecção forte contra esta doença. O chefe do Departamento agradeceu o empenho do Governo provincial, dos administradores municipais, líderes comunitários e o engajamento impressionante da população, que se mobilizou para oferecer o apoio necessário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *