O antigo jogador do San Antonio Spurs da NBA, Tony Parker, proprietário do Clube Asvel Lyon de França, e a direcção da Escola Formigas do Cazenga rubricaram, ontem, um acordo de parceria voltado para a formação desportiva e académica de atletas e treinadores daquela agremiação da capital.
O acto decorreu, na tarde de ontem, em Luanda, na sede da Total, e foi testemunhada pelo Secretário de Estado do Desporto, Carlos Almeida, o Embaixador de França em Angola, Daniel Vosgien, e membros da representação diplomática, além do presidente da Federação Angolana de Basquetebol, (FAB), Moniz Silva.
A ida de angolanos para a Academia Tony Parker, “uma das mais renomadas da Europa”, começou a ser delineada em Julho do ano passado, por altura da assinatura formal do memorando de entendimento entre a Agência Francesa de Desenvolvimento, direcção do Formigas do Cazenga, Embaixada da França em Angola e empresas associadas.
Desde 2020 que a internacional angolana Sara Caetano está na Academia e a evoluir na equipa sénior feminina do Asvel Lyon, da primeira divisão local, onde faz parte do “cinco” inicial. As atletas que mais se dedicarem, muito brevemente, vão trilhar o mesmo caminho que a compatriota em terras francesas.
Dar aos jovens a oportunidade de prosperar, construir o futuro e concretizar sonhos são alguns dos princípios que norteiam a Academia Tony Parker.
O campus, que acomoda jovens vindos de várias partes do mundo, foi concebido para criar um ponto de encontro, e estimular o intercâmbio entre os diferentes grupos.
No período da manhã de ontem, Tony Parker esteve no município do Cazenga, onde visitou as instalações do clube e conviveu com os mais de 100 atletas dos mais distintos escalões, e passou dicas sobre o passe, lançamento, penetração para o cesto e lembrou os tempos áureos da carreira.
Em conversa com os jornalistas, o antigo base da selecção francesa, quatro vezes campeão da NBA, disse estar satisfeito e gostou daquilo que lhe foi dado a ver durante o momento de interacção com as crianças, na sede das Formigas do Cazenga.
“Estou feliz por estar em Luanda, é a minha primeira vez e fiquei feliz com o trabalho que está a ser feito com as meninas, para que futuramente sejam excelentes atletas e, acima de tudo, pessoas dignas. Eu e a minha equipa temos trabalhado arduamente para que esta parceria com Angola, com a criação desta Academia, seja um modelo para outros países africanos”.
O Secretário de Estado do Desporto, Carlos Almeida, exteriorizou a satisfação e deixou uma palavra de apreço, apelando para que a aposta seja contínua por considerar que o futuro passa por dar oportunidade aos mais jovens, tendo em vista a garantia do futuro.
O presidente de direcção das Formigas do Cazenga, Ngouabi Salvador, espera continuar a tirar proveito de uma parceria que saiu mais reforçada depois da formalização do memorando.
“As relações entre o nosso clube e a Academia Tony Parker já coabitam há algum tempo, e sempre foram regidas com base na confiança mútua, no trabalho, engajamento recíproco e interesse comum em materializar este projecto, tendo como principal alvo crianças e jovens”, frisou Salvador.
Estão igualmente contempladas acções de promoção mais abrangentes da modalidade no meio urbano, designadamente para o basquetebol 3×3, e de investimento em infra-estruturas sustentáveis.
William Anthony ou Tony Parker Jr, como é conhecido nas lides do basquetebol, nasceu na Bélgica, mas foi em França onde cresceu. No San Antonio Spurs é até hoje um dos maiores jogadores da franquia que o consagrou campeão da NBA em quatro ocasiões (2003, 2005, 2007 e 2014), ao longo dos 17 anos que vestiu a camisola. Na última temporada como jogador profissional representou o Charlotte Hornets.