Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

AGT implementa melhorias na submissão do mapa de remunerações

A Administração Geral Tributária (AGT) implementou melhorias na submissão do mapa de remunerações, com o objectivo de apoiar a experiencia dos contribuintes, proporcionando uma prática similar ao do Imposto sobre os Veículos Motorizados (IVM).

Segundo uma nota da instituição a que o JA teve acesso, no sentido de modernizar as infra-estruturas tecnológicas, a AGT desenvolveu actualizações no módulo de submissão do mapa mensal de remunerações do Imposto sobre o Rendimento do Trabalho (IRT), tornando-o mais simples, intuitivo, melhorando, dessa forma, a experiência dos contribuintes.

De acordo com a AGT, na base da concepção do módulo estiveram vários comentários de retorno dos contribuintes, aquando da sua experiência com a submissão do mapa mensal de remunerações do IRT.

Estas melhorias prendem-se  ainda a dificuldades no manuseio, pelo excesso de dados solicitados e pela demora na submissão, segundo o director do Gabinete de Tecnologias e Informação da AGT, Álvaro da Rocha.

“Dados os constrangimentos reportados pelos contribuintes, a AGT implementou melhorias, proporcionando uma prática similar à experimentada com o Imposto sobre os Veículos Motorizados (IVM)”, disse o responsável.

Para Álvaro Rocha, a AGT trouxe a abordagem do IVM, pois a plataforma teve uma boa aceitação por parte dos contribuintes, “pelo que decidimos replicar essa experiência positiva”, esclareceu.

“Na altura da submissão dos mapas de remuneração, os contribuintes irão perceber a mudança no layout e no fluxo, ou seja, nos passos para a submissão e consulta”, informou.

Por seu turno, o técnico do Gabinete de Informática, Sócrates Muquepe, disse que a AGT acrescentou, neste módulo, uma estratégia de processamento de grandes mapas de ficheiros, “isto é, um processamento de uma grande quantidade de arquivos, para agilizar a resposta do Portal do Contribuinte”.

Além das alterações, os contribuintes poderão igualmente submeter um mapa simplificado e terão mais uma forma de submissão das declarações – submissão por cópia.

“Assim que o sistema tiver uma declaração prévia, os contribuintes poderão copiar uma declaração, facilitando o preenchimento”, disse o técnico do Gabinete de Informática.

Para efectuar a entrega do Mapa Mensal de Remunerações, os contribuintes devem aceder ao Portal do Contribuinte, através do link https: //portal do contribuinte. minfin.gov.ao/.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *