Angola absorveu 207.385 empregos líquidos, durante o ano de 2024, anunciou, terça-feira, a ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Rodrigues Dias, em Riade, na Arábia Saudita.
A ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, que falava durante a segunda edição da Conferência Global sobre o mercado, que termina hoje, destacou que o Executivo está comprometido em garantir a inclusão social e eliminar a pobreza em Angola.
Teresa Dias revelou que o relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre as Perspectivas Sociais e de Emprego Mundial, na actualização em Maio de 2024, previa que a taxa de desemprego global seria de 4,9 por cento, em relação aos 5 por cento, apurado em 2023.
Este valor, disse, demonstrava em baixa a anterior projecção da OIT de 5,2 por cento para 2024. Entretanto, esta tendência estabilizaria em 4,9 por cento, em 2025, de acordo com o mesmo relatório.
Teresa Rodrigues Dias explicou que, para melhorar o quadro, o Executivo, por via do Fundo Nacional de Emprego de Angola, começou a financiar iniciativas de Promoção da Formação Profissional, Auto-emprego, Apoio ao Empreendedorismo, assim como a Intensificação dos Estágios Profissionais remunerados.
Aclarou, também, que, em 2024, o Instituto Nacional Emprego e Formação Profissional (INEFOP) formou 112.336 cidadãos, nas 1.801 unidades do Sistema Nacional de Formação Profissional existentes no país.
Apesar dos passos que têm sido alcançados, reconheceu que ainda há um longo percurso a ser trilhado, rumo à materialização dos desígnios nacionais e internacionais, voltados à promoção do emprego digno e sustentável em Angola.
A ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social participa na Conferência Global do Mercado de Trabalho, a convite do Sheik Ahmed Bin Sulaimain Al-Rajhi, ministro dos Recursos Humanos e Desenvolvimento Social daquele Reino, onde participam 45 ministros do Trabalho, sendo Angola o único de língua expressão portuguesa.
A Conferência Global sobre o Mercado do Trabalho (GLMC), sigla em inglês, visa abordar as rápidas mudanças globais que impactam o mercado de trabalho, juntando à mesma mesa legisladores, representantes dos trabalhadores, líderes empresariais e pesquisadores.
O encontro reúne, igualmente, quadros da Organização Internacional do Trabalho (OIT para buscarem soluções e avanços que efectivamente criem um ambiente mais equilibrado e benéfico para todos trabalhadores.
A Conferência Global (GLMC) englobou temas que vão desde a inadequação de competências que leva ao desemprego juvenil aos avanços tecnológicos, exigindo a requalificação e melhoria de competências, mantendo a empregabilidade da força de trabalho envelhecida ou o surgimento de empregos verdes.