A fundista nacional, Neide Dias, atribuí culpas à Federação Angolana de Atletismo pela sua não inscrição para participar nos Jogos Olímpicos em Tóquio, Japão.
Em entrevista com a jornalista Mírian Jai, na qual a Rádio Nova teve acesso, a fundista diz que “para mim não é só o facto de eu não ir aos Jogos Olímpicos, que é um sonho de todos os atletas, mas sim que é praticamente a terceira vez que acontece a mesma coisa: com os problemas iguais. Quando era mais jovem não fui porque diziam que devem ir os atletas mais experientes. Hoje sou a atleta mais experiente, e dizem que não vou para dar oportunidades aos mais jovens. Não vou aos Jogos Olímpicos porque simplesmente a Federação não me inscreveu…” desabafa a atleta.
MAIS: Presidente da República recebe Delegação Angolana que irá aos Jogos Olímpicos
A atleta ainda diz que recebeu a não convocatória através de um e-mail, e que a Federação Angolana sabia de todo o “timing” de inscrição do COA, e que não fui inscrita porque simplesmente a federação não quis.
Em resposta, a Federação Angolana de Atletismo diz que as alegações da atleta não condizem com a verdade, isto é, a história não é bem assim como foi contada. Em entrevista, o Presidente da Federação, Bernardo João, esclarece que “não houve má fé ou falta de esforço por parte da Federação, visto que nós sempre trabalhamos em conformidade no sentido de ter a Neide dentro da competição. No momento que pediam a primeira vacina, nós como Federação fizemos uma carta para a Federação Francesa de Atletismo para que de boa vontade vacinasse a nossa atleta, visto que ela estava selecionada, isto é, no dia 28 de Abril. Temos documentos, temos e-mails com o COA, temos todos os dados, Relativamente ao que ao Neide Dias diz, simplesmente podemos dizer que a mesma deva ter mais calma…” diz o Dirigente.
MAIS: Catarina Sousa Representará a Selecção Nacional nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Neide Dias é uma corredora angolana especializado nos 800 e 1500 metros.