Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

BNA aplica multa de 30 milhões de kwanzas ao Banco Keve

O Banco Nacional de Angola (BNA) aplicou uma multa de 30 milhões de kwanzas ao Banco Keve por incumprimento de regras e procedimentos inerentes à realização de operações cambiais.

De acordo com um comunicado publicado, no final do dia de terça-feira, na página da instituição, o BNA, no âmbito do cumprimento das competências e atribuições, realizou inspecção pontual ao Banco Keve para aferir o grau de cumprimento da regulamentação referente à execução de operações cambiais, tendo detectado várias infracções.

Entre as falhas observadas constam o incumprimento de regras e procedimentos inerentes à realização de operações cambiais, incumprimento do dever de identificação e avaliação do perfil de risco dos clientes nas transacções de importação e exportação de mercadorias, bem como deficiências na implementação do modelo de Governação Corporativa. “Com vista a assegurar a estabilidade do sistema financeiro nacional, o BNA determinou a aplicação da medida sancionatória pecuniária no montante de 30 milhões de kwanzas pelo incumprimento das normas e procedimentos para a realização de operações cambiais, a supressão das deficiências detectadas no sistema de controlo interno, no prazo máximo de 45 dias contados da data de notificação e enquanto decorrer a supressão das deficiências detectadas e até instruções contrárias do BNA, sujeitar à validade do “Compliance Officer” e à aprovação ex-pressa do administrador deste pelouro, de todas as operações cambiais iguais ou superiores ao equivalente a 20.000 dólares.

Recentemente, o BNA suspendeu o Finibanco Angola, S.A. de participar no mercado cambial, por um período de 45 dias, alegadamente por violação de vários regulamentos referentes à execução de operações cambiais e aos critérios para operações de risco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.