Mais de 70 pacientes com deformações faciais, na garganta, maxilar e outras deficiências, serão submetidos até ao dia sete do mês de Setembro, a cirurgias maxilo-faciais gratuitas, numa iniciativa do Hospital Josina Machel, em parceria com o gabinete provincial da Saúde do Huambo.
A campanha de cirurgia maxilo-facial gratuita, realizada sob o lema “Facilita a minha vida”, decorre no Hospital Geral do Huambo e no Municipal da Ecunha, com o objectivo de reduzir os custos de deslocação dos pacientes, que antes precisavam ir à capital do país ou ao exterior para o devido tratamento.
O director do gabinete provincial da Saúde no Huambo, Lucas Nhamba informou que para o êxito da campanha, foram registadas 140 pessoas, das quais mais de 70 seleccionadas conforme a realização das operações, devido à gravidade dos seus problemas.
Para o acesso ao procedimento cirúrgico, explicou o responsável, os pacientes passam por uma série de exames antes da operação. “A medida em que as cirurgias estiverem a decorrer outros pacientes poderão ser inscritos e avaliados, tendo em conta que os profissionais estão preparados para atender um maior número de pacientes”, disse.
Por este motivo, apelou às direcções municipais de Saúde, a passar a informação em todas as zonas, para que mais pessoas tenham acesso a campanha. Lucas Nhamba recordou que as cirurgias maxilo-faciais são bastante procuradas no país, por isso, a informação deve ser bem passada, tendo acrescentando que pacientes das províncias de Benguela e do Cuando Cubango também estão a demonstrar interesse.
A campanha está a ser assegurada por 14 especialistas da província do Moxico e 10 locais. As inscrições de novos pacientes continuam abertas e poderão ser feitas através do terminal 925865375 e nas unidades sanitárias da província