O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que vai nomear Tom Homan como novo líder de fronteiras e imigração.
De acordo com a Lusa, Tom Homan foi director interino da agência de Imigração e Fiscalização Aduaneira (ICE, na sigla em inglês), entre Janeiro de 2017 e Junho de 2018, no primeiro mandato de Donald Trump.
“Tenho o prazer de anunciar que o antigo director da ICE e um bastião do controlo das fronteiras, Tom Homan, se juntará à administração Trump, responsável pelas fronteiras da nossa nação”, escreveu na noite de domingo o republicano.
Além de supervisionar as fronteiras sul e norte e a segurança marítima e aérea, será responsável “por toda a deportação de estrangeiros ilegais de volta para o país de origem”, acrescentou Trump.
O presidente eleito, de 78 anos, prometeu lançar, no primeiro dia do segundo mandato, a maior operação de deportação de migrantes ilegais da história dos Estados Unidos.
O magnata disse, ainda, citado pela mesma fonte, na rede Truth Social que “não tenho dúvidas” de que Homan “fará um trabalho fantástico e que há muito é esperado”.