Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

ISCED vai encerrar os cursos de Filosofia, Psicologia e Pedagogia a partir do próximo ano Académico

A partir do próximo ano académico, todos os Institutos Superiores de Ciências da Educação (ISCED) vão deixar de leccionar os cursos de Filosofia, Psicologia e Pedagogia, uma medida decidida pelo Executivo angolano por achar que os mesmos cursos não estão alinhados às necessidades educativas do país.

O comunicado foi avançado hoje, 26 de Julho, pelo secretário de Estado do Ensino Superior, Eugénio da Silva, reforçando que, no próximo ano académico, não vão ingressar novos estudantes para estes cursos.

Os alunos que se encontram a estudar só poderão terminar depois de uma revisão e adaptação destes curdos para perfis ligados ao ensino primário e educação de infância”, esclareceu Eugénio da Silva.

O dirigente ainda informou que estes cursos serão descontinuados porque não se qualificam mais para o exercício de funções docentes no sistema educativo do ensino geral. Eugénio da Silva disse também que os cursos não estão alinhados com as necessidades do sistema educativo, pelo que está em curso a revisão da oferta formativa dos ISCED a fim de torná-los “mais úteis em matéria de formação de professores”.

MAIS: Trabalhadores do Hospital Divina Providência em greve

Sobre os professores que leccionam estes cursos, adiantou, serão aproveitados para ministrarem aulas em outros cursos “ou após a conclusão de um mestrado reconverterem o seu perfil para que continuem a prestar serviço nestas instituições”.

Eugénio da Silva reforçou, igualmente, que os seis ISCED no país estão a fazer um exercício de adaptação destes cursos à nova realidade decorrente da publicação do regime jurídico da formação inicial de educadores de infância e de professores para ensino primário e secundário “de tal forma que a oferta formativa continue a ser pertinentes e útil ao país”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.