Uma mensagem do Presidente da República, João Lourenço, foi entregue quarta-feira, em Kigali, ao homólogo do Rwanda, Paul Kagame.
Foi portador da missiva o ministro das Relações Exteriores, Téte António, que viajou expressamente à capital rwandesa com tal propósito, divulgou a Presidência da República.
O Presidente João Lourenço actua como medianeiro indigitado pela União Africana para a busca de uma paz definitiva no Leste da República Democrática do Congo (RDC).
No último domingo, em Luanda, uma Cimeira envolvendo a RDC, Rwanda e Angola esteve na agenda, mas sem se concretizar, em razão de uma das partes ter pedido adiamento para mais consultas.
João Lourenço, na qualidade de facilitador do processo de paz, organizou consultas junto do Chefe de Estado da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi, e do ex-Presidente do Quénia, Uhuru Kenyatta, facilitador designado pela Comunidade dos Estados da África do Leste, para avaliar cenários que permitam fazer avançar os esforços diplomáticos virados para a assinatura de um Acordo de Paz Definitiva entre a RDC e o Rwanda.