Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Jogos Olímpicos Tóquio 2020: Selecção Nacional de Vela entra hoje em competição

A equipa de vela nacional entra no mar hoje nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, represetanda pela dupla Matias Montinho e Paixão Afonso, na especialidade de 470.

Essa é a terceira presença de Angola nos Jogos Olímpicos, no desporto de vela, depois da estreia em Barcelona em 1992, Rio de Janeiro em 2016, onde, tal como desta vez, a Selecção Nacional participa por mérito da qualificação mercê da conquista do Campeonato Africano da categoria.

No Rio de Janeiro, o país esteve representado na classe Laser Standard com o velejador Manuel Lelo, actual seleccionador, que se classificou na última posição (46º lugar) com 390 pts em 11 regatas. A prova foi ganha pelo australiano Tom Burtom, com 73 pts.

MAIS: Selecção Sénior Femenina de Andebol volta a perder nos Jogos Olímpicos

Em entrevista aos jornalistas, antes da partida para Tóquio, o chefe de delegação da vela, Nuno Gomes, garantiu que o grupo aspira posições de pódio.

Concentrados no palco da prova desde a madrugada de dia 15 deste mês, os atletas aprimoraram as técnicas de navegação, reconhecimento dos ventos na cidade de Hiroshima, a cerca de 80 km da capital japonesa de Tóquio.

No entanto, a selecção iniciou a preparação em Novembro de 2020,em Luanda, período marcado por duas semanas de paragem por falta do pagamento do prémio da medalha de ouro conquistada no Campeonato Africano, situação depois ultrapassada.

A prova de Hiroshima é composta por 10 regatas, em partida única. Sagra-se campeã a selecção que terminar com menos tempo no cômputo geral.

A delegação nacional na competição nipónica conta também com o andebol feminino, atletismo, natação e judo, esta última já eliminada.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.