Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Mais de seis mil pacientes atendidos no navio-hospital

Seis mil e 597 utentes com diversas patologias foram atendidos, durante sete dias, no navio-hospital chinês “Arca da Paz”, durante a sua estadia no país, informou, terça-feira, o capitão-de-mar-e-guerra Joaquim Caculo.

O oficial da Marinha de Guerra Angolana (MGA) esclareceu que as consultas gratuitas foram realizadas por especialistas chineses, no âmbito da cooperação entre a Marinha da China e a MGA.

O último dia de consultas, no Porto de Luanda, foi marcado por enchentes. Como o número que se encontrava no exterior do navio corria o risco de não ser atendido, as autoridades sanitárias angolanas mobilizaram uma equipa de emergência médica com quadros do Ministério da Saúde para atenderem os pacientes.

Domingas Aragão, 74 anos, residente no distrito urbano do Zango 3, aproveitou a oportunidade para realizar uma consulta de Ortopedia, devido às constantes dores que sente nas costas.

A anciã mostrou-se satisfeita por ter sido atendida e recebido os medicamentos, tudo de forma gratuita. “Estou muito feliz, não contava que poderia realizar a consulta sem ter de pagar nada e hoje é uma realidade, só tenho a agradecer”, disse.

Irene João foi à consulta com o filho menor e o esposo. A mãe aproveitou fazer uma consulta de Cardiologia, tendo tido resultados positivos. “Os médicos disseram que estou bem e só preciso tomar algumas vitaminas”, contou.

Outra orientação médica foi dada ao filho que está com mal-formação congénita. “Disseram que não é grave e podemos dar seguimento num hospital”, referiu.

Sobre o navio

O navio-hospital chinês, que esteve no país pela segunda vez, tem salas de Raio X, uma unidade de cuidados intensivos com 30 camas, áreas de Ginecologia, Estomatologia, Medicina Respiratória, Cardiologia e Ortopedia.

Constam, ainda, dos serviços disponibilizados à população, Pediatria, Oftalmologia, Ecografia, Fisioterapia, Clínica Geral, Laboratoriais, Radiologia, Electrocardiograma, assim como um departamento de patologias, transfusão de sangue, esterilização, farmácia, medicina tradicional chinesa. O navio-hospital dispõe, igualmente, de um helicóptero para evacuações de emergência.

A embarcação, com 178 metros de comprimento e uma área total de 4.000 metros quadrados, tem oito salas para cirurgias e mais de 300 camas para internamento, contando com 150 profissionais de saúde a bordo.

O “Arca da Paz” é uma plataforma marítima de apoio médico de emergência concebida e construída pela China. O navio-hospital é o principal responsável pelos cuidados médicos e a evacuação de doentes e feridos no mar em tempos de guerra, bem como das tropas em tempo de paz.

O navio deixa hoje Luanda, com destino ao Congo-Brazzaville, de onde parte depois para Gabão, Camarões, Benin, Mauritânia, Djibouti e Sri Lanka, na Ásia Meridional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *