O País inteiro e arredores param hoje, às 20h00, quando os Palancas Negras descerem ao relvado do Estádio Nacional 11 de Novembro para defrontarem a selecção do Sudão, no encontro da segunda jornada, qualificativa ao CAN’2025, em Marrocos.
A equipa nacional está apta e disposta a lutar pela conquista dos preciosos três pontos, de modo a consolidar a liderança do Grupo F e assim, estar mais perto do grande objectivo: qualificar-se ao CAN.
O grupo respira boa saúde e almeja repetir a proeza conseguida em Kumasi. Pedro Gonçalves e pupilos realizaram o último treino ontem antes do jogo no Estádio Nacional 11 de Novembro, sob olhar atento da imprensa, cujos repórteres disputaram o melhor ângulo para a fotografia e peça do dia.
Os sudaneses chegaram a Luanda no passado dia 5 e estão hospedados no Hotel Victoria Garden, na zona da Camama. Durante a semana, efectuaram os treinos na Academia de Futebol de Angola (AFA) e, ontem, no Estádio Nacional 11 de Novembro, fizeram o reconhecimento oficial do recinto do jogo.
Os Falcões do Deserto prometem a todo custo dificultar à vida dos Palancas Negras. Chegam a capital angolana muito motivados, após triunfo no encontro da primeira ronda ante os nigerinos. Neste momento, juntamente com o combinado angolano lideram o Grupo F com três pontos cada.
O grande objectivo traçado pelo Sudão é a conquista da vitória. Na eventualidade de falhar esse intento, o “plano B” será accionado, que consiste no empate. Há quatro dias em Angola, o adversário da Selecção Nacional tem intensificado a preparação para travar a equipa de todos angolanos.
Reza a zoologia, que os Palancas Negras são, entre a espécie de antílopes, os mais fortes e inteligentes. Confrontos em no habitat, por natureza, terminam em triunfos favoráveis aos anfitriões. Logicamente, a armada ofensiva de Pedro Gonçalves está aquartelada com os “chifres” aguçados para golpear o oponente.
Em relação ao grupo convocado pelo seleccionador nacional, com o afastamento do avançado Depú, por indisciplina, e ausência de Manuel Benson, que contraiu uma lesão ao serviço do seu clube, tem os 23 atletas a 100 por cento. O técnico luso tem conhecido às fortes dores de cabeça, resultantes das várias opções de qualidade no combinado nacional.
Provável onze inicial
O Jornal de Angola acompanhou todos os treinos da Selecção Nacional, antes e após o encontro com o Ghana. Quanto ao duelo de hoje, o técnico português não fará muitas alterações no onze inicial que entrou de início em Kumasi.
Para o confronto ante Sudão, este poderá ser a equipa inicial: Guarda-redes: Ricardo Baptista; Defesas: Bastos Quissanga, David Carmo, Núrio Fortuna e Clinton Mata; Médios: Estrela, Fredy e Milson. Avançados: Gelson Dala, Randy N’teka e Mabululu.