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Perto de 50% dos projectos do PIIM são da Educação

Pelo menos 89 dos 203 projectos do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) para o município do Cazenga, em Luanda, atendem o sector da Educação, revelou, ontem, o vice-governador provincial para a Área Política e Social.

Dionísio da Fonseca esclareceu que este dado de acções programadas para a Educação representa 44,28 por cento dos projectos aprovados, no quadro do PIIM e inseridos na carteira do Governo Provincial de Luanda.

Do leque de projectos já materializados está o Instituto Técnico de Administração e Gestão nº 3006, que custou aos cofres do Estado um total de 129.194.000 kwanzas, inaugurado, ontem, no Distrito Urbano do Hoji-ya-Henda, no Cazenga.

Designado “Comandante Hoji-ya-Henda”, o instituto do segundo ciclo do ensino secundário tem 12 salas de aula, dois laboratórios, gabinetes dos directores, biblioteca, sala de pronto-socorro, entre outros compartimentos equipados.

Com capacidade para 1.200 alunos, acolhidos em três turnos, a escola, inaugurada pelo vice-governador Dionísio da Fonseca, vai leccionar os cursos de Finanças, Gestão e Recursos Humanos, Informática e Gestão Empresarial.

Uma homenagem ao nacionalista José Mendes de Carvalho “Hoji-ya-Henda”, a escola, que vai funcionar com 50 professores, foi inaugurada no quadro da 28ª edição das festas populares do Cazenga, a comemorar a 9 deste mês.

O vice-governador referiu que, neste momento, a província de Luanda conta com 24 escolas inauguradas no âmbito do PIIM, numa rede de ensino com um total de 786 escolas públicas.

Dionísio da Fonseca salientou que a pretensão das autoridades é concluir as escolas em bairros novos, alguns desprovidos de equipamentos sociais, para aumentar a oferta formativa de crianças e jovens e encurtar as distâncias em busca do ensino.

“E a inauguração da Escola Comandante Hoji-ya-Henda significa que estamos a aproximar os serviços da educação e ensino às comunidades no geral, assim como caminhar seguros no cumprimento do Objectivo Sustentável número 4, que tem a ver com a educação de qualidade, garantir o acesso à educação inclusiva e promover oportunidades ao longo da vida para todos”, disse.

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