Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

PGR instrui 49 processos-crimes envolvendo gestores públicos

Quarenta e nove processos-crime, envolvendo gestores acusados de crimes de peculato e apropriação ilícita de bens públicos, foram instruídos pela Procuradoria Geral da República no Cuanza Norte durante o ano de 2021, segundo a responsável da instituição, Maria Joaquina.

Em entrevista à Angop hoje, segunda-feira,  sobre a actividade da institruição, a subprocuradora provincial apontou um aumento de sete processos-crime instruídos em relação ao ano 2020, em que haviam tramitados 42 expedientes envolvendo crimes de peculato.

Maria Joaquina esclareceu que apesar do aumento de processos instruídos, no  ano transacto, a PGR não procedeu nenhuma medida de arresto preventivo de bens pertencentes aos cidadãos  suspeitos destes crimes, entre os quais, gestores públicos, técnicos administrativos, empresários e outros.

A responsável esclareceu que diante da complexidade dos casos, 48 processos-crime transitaram para 2022.

Disse constatar-se um quadro nulo de excesso de prisão preventiva em instrução preparatória na província, numa altura em que a PGR registou, durante o ano 2021, mais de 4 mil processos-crime, dos quais 2.434 foram legalizados, sendo os crimes de furtos qualificados, ofensas corporais e violência doméstica, os mais visados.

Maria Joaquina apontou as dificuldades de infra-estruturas, exiguidade de magistrados e necessidade do aumento de técnicos de justiça, como principais constrangimentos que enfermam a actividade da PGR no Cuanza Norte.

Com actividade assegurada por 20 procuradores, a instituição está actualmente representada em cinco dos 10 municípios da província, nomeadamente, Cazengo (sede provincial), Cambambe, Golungo-Alto, Samba-Cajú e Ambaca, alguns dos quais com a actividade alargada aos municípios circunvizinhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *