Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Presidente da República cria Comissão para Alterar Divisão Politíco-Administrativa de Angola

O Presidente da Republica, João Lourenço a criar uma Comissão Multissectorial para alteração da divisão político-administrativa de Angola, no dia de ontem, 08 de Julho.

No Despacho Presidencial, João Lourenço aponta as províncias do Cuando Cubango, Lunda Norte, Malanje, Moxico e Uíge a serem abrangidas pelas alterações, que visam criar maior aproximação entre as entidades administrativas e os cidadãos, assim como uma gestão mais justa e equilibrada do território nacional.

De informar ainda que essa Comissão criada pelo presidente terá a tarefa de inventariar o equipamento administrativo, económico e social mais relevante e os principais investimentos públicos em curso ou em preparação, em cada uma das províncias objecto do trabalho, assim como proceder ao levantamento dos recursos humanos afectos ao funcionalismo público.

MAIS: Presidente da República empossou hoje a nova Governadora de Luanda

Segundo o despacho, a comissão tem ainda a competência de preparar a proposta de alteração da Lei 18/16, de 17 de Outubro (Lei da Divisão Político-Administrativa) e propor os limites territoriais entre as províncias objecto do seu trabalho.

O documento, a que a Rádio Nova teve acesso, refere que a comissão é coordenada pelo Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República e integra os ministros da Administração do Território (coordenador adjunto), do Interior, das Finanças, da Economia e Planeamento e da Justiça e Direitos Humanos.

MAIS: Conselho Econômico e Social Apresenta Memorando Sobre a Situação do País

É Integrada ainda pelos ministros dos Transportes, das Obras Públicas e Ordenamento do Território, das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, da Educação e da Saúde, assim como os  governadores das provinciais do Cuando Cubango, Lunda Norte, Malanje, Moxico e Uíge.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *