Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Realizadoras espanholas condenam atribuição de prémio a Johnny Depp no Festival de Cinema San Sebastián

A Associação espanhola de Mulheres Cineastas e de Meios Audiovisuais (CIMA) condenou esta terça-feira (10/8), a decisão do Festival de Cinema de San Sebastián de atribuir um prémio carreira ao actor norte-americano Johnny Depp, que tem acusações de violência doméstica.

A presidente da CIMA, Cristina Andreu, mostrou-se “muito surpreendida” com a decisão do festival anunciada de atribuir a Johnny Depp o prémio Donostia da 69.ª edição do certame, que decorre entre 17 e 25 Setembro.

Isto diz muito do festival e da sua liderança e passa uma mensagem terrível ao público: ‘Não interessa se és um abusador, desde que sejas um bom actor”, afirmou Cristina Andreu, em declarações à agência Associated Press (AP)

A CIMA, que tem ligações estreitas com o festival de San Sebastián, está a “estudar os próximos passos a dar”, acrescentou.

De informar que em 2018, Johnny Depp acusou um tabloide britânico de difamação por ter publicado um artigo a relatar agressões contra a ex-mulher, e perdeu em tribunal.

MAIS: Filme angolano “Mwana N`Keto” chega nos cinemas nacionais

Em Março deste ano, um tribunal britânico recusou ao actor a possibilidade de recorrer da decisão de que teria agredido a ex-mulher, a modelo e atriz norte-americana Amber Heard, considerando que a sua tentativa de reverter a decisão “não tinha perspectiva real de sucesso”.

Na sequência desse caso, Depp abandonou o elenco do próximo filme da saga “Monstros Fantásticos”, levando a revista especializada Variety a questionar se a carreira do actor conseguiria sobreviver.

O prémio Donostia do Festival de San Sebastián foi criado em 1986 para “reconhecer o extraordinário contributo ao mundo do cinema dado por grandes figuras que ficarão para sempre na sua história”.

Classificado pelo festival como “um dos mais talentosos e versáteis actores do cinema contemporâneo”, Depp deverá receber o galardão no dia 22 de Setembro, naquela que será a sua terceira passagem pelo festival basco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *