Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

SADC cria Centro Regional de Combate ao Terrorismo

A Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) aprovou a criação do Centro Regional de Combate ao Terrorismo, com sede na Tanzânia,segundo informações dadas pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António.

Falando à Rádio Nacional de Angola, Téte António, que dirigiu a delegação angolana à 41ª Cimeira Ordinária, informou que o Centro vai prestar serviços exclusivos e estratégicos de consultoria à Região em matéria de ameaças de terrorismo.

Segundo ainda o comunicado final da Cimeira, a mesma decidiu a transformação do Fórum Parlamentar da SADC em Parlamento regional. O Parlamento da SADC vai funcionar como órgão consultivo e deliberativo.

MAIS: SADC disponibiliza doze milhões de dólares para apoiar Moçambique  na luta contra o terrorismo

De informar ainda que os líderes da SADC receberam informações actualizadas sobre a situação de segurança prevalecente na província de Cabo Delgado, Norte de Moçambique, e saudaram os Estados-membros por se comprometerem a disponibilizar efectivos e a prestar apoio financeiro para o destacamento da Força em Estado de Alerta da SADC naquele país.

A Cimeira aprovou ainda a nomeação de Elias Mpedi Magosi, do Botswana, para o cargo de novo secretário executivo da SADC, em substituição de Stergomena Lawrence Tax.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.