Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

UNTA-CS defende salário mínimo nacional de mais de 191 mil Kwanzas

O novo secretário-geral da União Nacional dos Trabalhadores Angolanos Confederação Sindical (UNTA-CS), José Laurindo, defendeu esta segunda-feira (16/8), um salário mínimo nacional de 300 dólares, aproximadamente 192,000 kwanzas.

José Laurindo, que neste último Sábado foi eleito como líder executivo na UNTA-CS, é da opinião que a revisão da Lei Geral do Trabalho (LGT) e um novo teto para o salário mínimo nacional de 300 dólares constituem “assuntos mais candentes e de sequência imediata” no seu mandato.

Temos vindo a defender um salário mínimo que tenha a equivalência a 300 dólares(191.374 kwanzas)  atendendo às dificuldades que o país tem, pedimos esse mínimo o qual vamos negociar até à exaustão”, afirmou José Laurindo.

MAIS: Lei Geral de Trabalho angolana vai sofrer revisão na próxima legislatura

Um “trabalho incessante” com os sindicatos filiados na UNTA-CS para a identificação dos entraves que os trabalhadores angolanos vivem consta também dos desafios do novo líder sindical.

Isso requererá uma maior acutilância da nossa parte a nível do país e criar condições objectivas para um diálogo permanente com todas as entidades patronais privadas e estatais”, sublinhou.

José Laurindo, que bateu na concorrência duas outras candidatas ao cargo, disse estar a par das constantes reivindicações dos trabalhadores, defendendo diálogo constante com o patronato, sem descartar mecanismos de pressão caso o mesmo não surta efeito.

O novo secretário-geral da UNTA-CS começa a exercer apenas na segunda quinzena de Setembro após conferir posse à comissão executiva nacional, composta por todas as 18 uniões provinciais e as associações intermédias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *