A secretária de Estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação, Alice de Ceita e Almeida, procedeu, quarta-feira, em Luanda, ao lançamento da 1ª edição do Prémio Nacional de Ciência e Inovação 2024, cujo vencedor será agraciado com um valor de 12 milhões de kwanzas.
Alice de Ceita e Almeida fez o anúncio durante a conferência de imprensa, que marcou o lançamento do evento, realizada na sede do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI). Os candidatos vão concorrer nas categorias de Ciência, Inovação, Invenção, Carreira, Mulher Cientista, Jovem Cientista, Jovem Inovador e Jovem Inventor, tendo garantido que o Prémio Nacional de Carreira é o principal das oito categorias das áreas científicas e tecnológicas.
O segundo e o terceiro classificados, explicou a responsável, vão arrecadar o valor de seis e quatro milhões de kwanzas, respectivamente. De acordo com a secretária de Estado, os três primeiros classificados em cada uma das oito categorias vai receber, igualmente, medalhas, diplomas e menções honrosas.
Estas categorias, disse Alice de Ceita e Almeida, reservam-se para premiar as contribuições nas áreas de Ciências Naturais, Engenharias e Tecnologias, Ciências Médicas e da Saúde, Ciências Agrárias e Veterinárias, Ciências Sociais, Humanidades e Artes.
A dirigente deu a conhecer que o acto para a atribuição dos prémios, diplomas, menções honrosas e das medalhas aos vencedores será realizado no dia 13 de Dezembro próximo, no quadro das comemorações dos 50 anos da Independência Nacional, que se assinala a 11 de Novembro de 2025.
Critérios
Alice de Ceita e Almeida esclareceu que os critérios de avaliação das candidaturas serão realizados com base na qualidade científica, complexidade dos trabalhos, originalidade, carácter inovador, relevância e impacto científico, económico, social e ambiental dos projectos submetidos ao prémio.
As candidaturas, disse, decorrem de 14 deste mês a 14 de Outubro e as candidaturas devem ser enviadas para o e-mail: Pn.ciencia2024@mescti.gov.ao, destacando que podem participar também cidadãos nacionais no exterior e estrangeiros residentes no país.
O Prémio Nacional de Ciência e Inovação foi instituído e regulamentado através do Decreto Executivo nº 116/24, de 24 de Maio, do Ministério do Ensino Superior, Ciências, Tecnologia e Inovação. O corpo de júri será presidido pelo docente José Serra Van-Dúnem, coadjuvado pelo professor Chivanga Barros, tendo como membros os didactas Joana Filipa de Morais, Mário Kajibanga, Mateus Padoca Calado, Virgínia Lacerda Quartim, Irene Inakulo Moisés, Carlos Tuti, Hermenegildo da Costa Pinto e Carlos Fernandes Borges.