Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Viana promove segunda edição da Feira Artesanal com artistas locais

Começa a partir de hoje(09/8) a segunda edição da Feira Artesanal Viana (FAV), que tem como objectivo a  promoção e valorização da produção artística em Viana e dos criadores locais, onde vai até próximo sábado.

Segundo o director municipal do Turismo e Cultura de Viana, Melquim dos Santos, falando aos jornalistas, o evento pauta por dar maior visibilidade à criação artística local e promover o auto emprego, com base no Programa Integrado de Desenvolvimento Local (PIDL) de combate à pobreza nas comunidades.

O evento que terá entradas grátis, prevê a participação de mais de 200 expositores, número que ultrapassa os 70 da edição passada. Para a cerimónia de abertura, que será a partir das 14:30H, está prevista uma visita guiada e onde às 18h00 acontece uma homenagem ao teatro com a exibição das peças “O feiticeiro e o Inteligente”, do grupo teatral Etu Lene.

A peça teatral, que é encenado por Beto Cassua e Marcelina Afonso, conta as tramas do velho Saraiva (Avelino Viegas), soba de Pungo Andongo, que mata a mulher por se ter apaixonado pela própria filha, Melita. De informar ainda que amanhã(10/8) o teatro volta à cena, com a exibição da tragicomédia “Xuxuado”, do Horizonte Njinga Mbande, que retrata os desentendimentos que surgem em torno dos colãs apertados. Nesse mesmo dia, vai ser dedicado à moda e às artes plásticas, com a abertura da feira prevista para às 10h00. Durante as actividades, os participantes podem trocar experiências sobre pintura com o artista plástico Guilherme Mampuya.

Na quarta-feira, está prevista, a partir das 11h30, a realização de uma palestra sobre empreendedorismo, numa iniciativa da Administração Municipal de Viana e parceiros, seguido de um desfile de moda. O dia fecha às 19h30, com um espectáculo de humor protagonizado pelo grupo Tunezas.

Na quinta-feira, o destaque é às 10h30, com o dia a ser dedicado ao Pólo Industrial de Viana, a confecção de produtos manufacturados artesanais, outros de produção agro-alimentar e das tradicionais bebidas espirituosas. Entre as actividades marcadas para o dia constam ainda a exposição dos pratos típicos da região, palestras sobre corte e costura. Às 19h30 do mesmo dia está marcado a realização de um espectáculo musical, com as participações dos cantores Gerilson Insrael, Paulelson e Johnny Berry.

MAIS: Filme Angolano “Mwana N`Keto” estréia em todo território nacional

No dia seguinte, na sexta-feira, penúltimo dia da feira, Melquim dos Santos disse que está programado, às 10h30, a realização do Fó-rum Municipal de Auscultação Artística, sobre as políticas culturais, seguida da entrega de certificados de participação.

Este ano vão participar do acto, responsáveis do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, do Governo Provincial de Luanda (GPL), directores nacionais e provinciais da Cultura, agentes culturais e artistas. Neste quinto dia de feira está previsto, para encerrar, um concerto da cantora Ary.

No sábado, último dia de exposição, está marcado para o período da manhã, uma mostra gastronómica, entrega de equipamentos aos artesãos e desfile de moda. Puto Português  encerra, às 19h30, a segunda edição da feira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.