Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

SINPROF incentiva expansão do ensino técnico

O secretário executivo do Sindicato dos Professores (SINPROF) na Lunda Norte, Francisco Mandjolo, incentivou esta segunda-feira, o governo local a priorizar a expansão do ensino técnico-profissional nos dez municípios, visando o combate do êxodo rural e atender a necessidade do mercado de trabalho.

O responsável fez este incentivo durante a abertura do ano lectivo 2022/2023, sublinhando que tendo em conta a realidade do mercado de trabalho na província da Lunda Norte, dominado pela indústria extrativa, é necessário um maior investimento na construção de institutos técnicos nas sedes municipais, com cursos  ligados a geologia e minas.

Actualmente, a província da Lunda Norte conta com três institutos técnicos médios nos municípios do Chitato e Lucapa.

Por outro lado, Francisco Mandjolo, apelou ao governo no sentido de concluir as escolas em construção desde 2020, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção aos Municípios (PIIM), com vista a reduzir o índice de crianças fora do sistema normal do ensino.

Disse que a conclusão das escolas em construção, vai igualmente reduzir o excesso de alunos em salas de aulas e garantir melhoria na qualidade de ensino e aprendizagem.

Na província, estão em construção 19 novas escolas com sete e 12 salas de aulas nos dez municípios, no âmbito do PIIM e do financiamento Eurobond’s.

Francisco Mandjolo apelou a implementação do subsídio de isolamento, superação académica dos professores e o incentivo a pesquisa e/ou investigação científica por parte dos docentes.

Para o presente ano lectivo, estão matriculados na província da Lunda Norte, 340 mil e 935 alunos em todos os subsistemas de ensino, que serão distribuídos em 1.775 salas de aulas, assegurados por quatro mil e 86 professores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *