Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Alunos de Luanda com bom desempenho nos dois primeiros trimestres do ano lectivo

Os alunos da província de Luanda tiveram um aproveitamento de 82 por cento nos dois primeiros trimestres do ano lectivo 2023/2024, revelou, domingo, a chefe do Departamento da Educação e Ensino do Gabinete Provincial.

Maria Canoquela falava ao Jornal de Angola, antevendo, o reinício das aulas do terceiro trimestre, hoje, em todo o país, cujo encerramento está marcado para 31 de Julho.

“O sector da Educação na capital do país teve um aproveitamento positivo, tendo em conta os trabalhos didácticos, metodológicos e pedagógicos realizados durante a pausa do ano lectivo, o que resultou na formação contínua dos docentes”, referiu.

As aulas efectivas, disse a responsável, retomam hoje, os alunos, professores e outros profissionais devem marcar presença nas escolas.

Maria Canoquela deu a conhecer que o terceiro trimestre vai ser marcado por 17 semanas, com todos os trabalhos pedagógicos e metodológicos.

A chefe de Departamento anunciou que após as provas do segundo trimestre, as direcções das escolas da província realizaram reuniões de Conselho de notas, em todos os subsistemas de ensino, que resultaram na elaboração das mini-pautas e pautas do segundo trimestre.

A responsável garantiu que o Ministério da Educação está a trabalhar para melhorar a qualidade do ensino, com a criação de vários projectos com destaque para o programa metodológico de aprendizagem da idade certa.

Cazenga e Viana

Maria Canoquela anunciou que os municípios de Viana e Cazenga contam com um novo programa de ensino, denominado “TaRL-África”, uma componente que trabalha em conjunto e que garante a aprendizagem das crianças em vários países africanos.

Este programa será estendido na província de Luanda nos próximos anos. Nesta fase piloto, estamos a trabalhar nos municípios do Cazenga e Viana”, disse a responsável.

As decisões e acções do ensino devem estar alinhadas no ecossistema educacional para a formação de professores e alguns intervenientes educativos do sistema para que todas as crianças dominem as competências fundamentais do sistema “TaRL-África”.

Capacitação dos docentes

A chefe de Departamento da Educação e Ensino fez saber que a fase entre o segundo e o terceiro trimestres que arranca, hoje, foi realizado seminários de capacitação pedagógica e metodológica na província de Luanda.

“Tivemos os nossos coordenadores e supervisores provinciais, a partir da classe da Iniciação, Pré-escolar, Ensino Primário, Primeiro Ciclo, Ensino Secundário e Secundário Geral”, disse.

As sessões de capacitação dos candidatos admitidos do Concurso Público foram realizadas no anfiteatro da Escola Njinga Mbandi, Gabinete Provincial da Educação de Luanda (GPEL) e na Biblioteca do Distrito Urbano do Rangel.

Os docentes admitidos para o Ensino Primário realizaram a formação no GPEL, enquanto para os do I e II Ciclos do Ensino Secundário efectuaram no Njinga Mbandi e na Biblioteca.

Novos Docentes

Um total de 865 candidatos concorreu no ano passado, ao Concurso Público do sector da Educação, sendo 455 para o Ensino Primário, 283 para o I Ciclo e 127 para o II Ciclo, de acordo com Noémia Canoquela.

Segundo a responsável, os novos docentes para a província de Luanda encerraram na sexta-feira passada, uma acção de formação pedagógica.

A chefe de Departamento da Educação e Ensino do GPEL disse que os novos professores que terminaram a formação vão mitigar o défice existente de docentes nos municípios de Luanda.


Alunos matriculados

Noémia Canoquela anunciou que no presente ano lectivo da iniciação ao ensino de adultos foram matriculados 2.257.910 alunos na província de Luanda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *