Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

COMBATE AO LIXO COM MEGA CAMPANHA EM LUANDA A PARTIR DE SEGUNDA FEIRA.

Combate ao Lixo ,A ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira. Anunciou este sábado, 24 de abril, que segunda feira tem início uma mega campanha de emergência para limpar Luanda.

A campanha cujo objectivo é eliminar os focos acumulados de lixo nos municípios de Luanda, conta para além das operadoras vencedoras do concurso público, com empresas de construção civil e as forças armadas angolanas.

Falando em conferência de imprensa, a ministra da Saúde considerou que não pode estar de parte a possibilidade de um surto de Cólera.

Para combater as doenças provocadas pelo acumulado de lixo em Luanda, em época chuvosa, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, informou o reforço da vigilância sanitária nas unidades sanitárias. A ministra considera que a actual situação requer a participação activa de todos.

Por outro lado a ministra das finanças Vera Davis, disse que a dívida que o governo tem para com as operadoras é muito alta.

Para ministra, que falava em conferência de imprensa promovida pelo Executivo para abordar a problemática do lixo em Luanda, o antigo modelo firmado com as empresas de recolha de resíduos sólidos em Luanda mostrou-se impraticável face ao quadro financeiro actual do país.

O Governo Provincial de Luanda acumulou, entre 2018 a 2020, uma dívida de mais de 200 mil milhões de kwanzas para com as operadoras de limpeza.

O problema do lixo em Luanda começou a agudizar-se em Janeiro de 2021, depois que o Governo provincial suspendeu os contratos com as operadoras de limpeza.

Na base da medida esteve a incapacidade das autoridades locais de continuarem a pagar as operadoras em moeda estrangeira e ao câmbio do dia, como estipulavam os contratos celebrados em 2016.

Até Janeiro de 2021, o processo de recolha de resíduos sólidos em Luanda era da responsabilidade das empresas Queiroz Galvão, no município de Luanda, Vista Weste, municípios do Talatona e Belas, Nova Ambiental, em Viana, Rota Ambiental, em Cacuaco, Elisal, Cazenga, e Sã Ambiente, em Icolo e Bengo e Quiçama.

Mais informações sobre o Combate ao Lixo em Luanda: https://www.youtube.com/watch?v=k_Q5HstF_bk

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.