As exportações de Angola para a Bélgica atingiram, até Julho deste ano, 328 milhões de dólares, representando um aumento de 85 por cento, em relação ao período homólogo de 2020, um facto que torna o país como sendo o quinquagésimo maior exportador àquela nação.
Os números foram avançados quinta-feira (21), em Luanda, pelo embaixador do Reino da Bélgica em Angola, Jozef Smets, durante a cerimónia de assinatura de um memorando entre os dois países.
No mesmo período, revelou Jozef Smets, as exportações da Bélgica para Angola tiveram um crescimento ligeiro, atingindo os 142 milhões de euros. Para o diplomata, os números, apesar das disparidades de crescimento, representam a recuperação do comércio bilateral, por um lado.
MAIS: Banco BAI é o banco mais seguro de Angola
O administrador da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX), Lelllo Francisco anunciou, ao intervir na cerimónia, que instituição angolana registou, desde 1995 à Julho de 2021, cerca de 25 projectos empresariais de origem belga, com um total de investimento avaliado em cerca de 46 milhões 570 mil dólares nos sectores dos transportes, serviços, indústria, agricultura, comércio geral, construção civil, imobiliário e mineração.
Ainda ontem, a Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX) e a Câmara de Comércio, Indústria e Agricultura da Bélgica-Luxemburgo-África-Caraibe e Pacífico (CBL-ACP) assinaram, em Luanda, um Memorando de Entendimento sobre cooperação económica.