Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Fátima Jardim Designada como Vice-Presidente do Conselho da FAO

A diplomata angolana Fátima Jardim, que actualmente ocupa o cargo de Representante Permanente de Angola junto da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e outras Agências Internacionais,  foi hoje designada para ocupar o cargo a Vice-Presidência da Centésima Sexagésima Sétima (167ª) Sessão do Conselho da FAO, em representação de África.

O Conselho da FAO é liderado por um Presidente Independente, nomeado pela Conferência para um mandato de dois anos, renovável por um novo período de dois anos, e coadjuvado por três (3) vice-presidentes, normalmente Embaixadores e Representantes Permanentes dos Países Membros do Conselho, indicados pelos seus respectivos Grupos Regionais. De informar ainda que o Conselho da FAO, dentro dos limites das atribuições que lhe são delegadas pela Conferência, é o órgão executivo da Conferência entre as sessões regulares, e exerce funções que tratam da situação mundial de alimentos e agricultura e assuntos relacionados, actividades actuais e futuras da Organização, incluindo o seu Programa de Trabalho e Orçamento.

Fátima Jardim participou ainda, no período de 14 a 18 de Junho de 2021, na Quadragésima Segunda (42ª) Sessão da Conferência da FAO, que decorreu de forma virtual, em que Angola foi reeleita para membro do Conselho durante o período 2022-2025, e onde entre outros pontos da agenda de trabalho, analisou a “Situação Mundial da Alimentação e da Agricultura”, as questões jurídico-constitucionais da Organização, a nomeação dos membros para os seus Comités e a nomeação do novo Presidente Independente do Conselho, o Sr. Hans Hoogeveen, Embaixador e Representante Permanente dos Países Baixos.

Ao mesmo tempo, a Embaixadora Fátima Jardim participa da Sessão Anual do Conselho de Administração do Programa Alimentar Mundial (PAM), do qual Angola faz parte como membro, que decorre em formato virtual, desde o dia 21 de Junho até 25 de Junho de 2021, em Roma, Itália, onde contou na abertura da sessão com as convidadas especiais, nomeadamente a Sra. Amina Mohammed, Secretária-Geral Adjunta das Nações Unidas, e a Dr. Agnes Kalibata, Enviada Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Cimeira sobre os Sistemas Alimentares 2021.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.