Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Ministro das Relações Exteriores recebe Secretário Executivo da CPLP

Questões ligadas à revisão dos Estatutos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e o reforço da cooperação económica dominaram a audiência que o ministro das Relações Exteriores, Téte António, concedeu hoje, segunda-feira, ao Secretário Executivo da organização, Zacarias Albano da Costa.

De acordo com  Zacarias Albano Costa, no encontro foi analisado, de igual modo, a periodização das reuniões do secretariado ao longo dos próximos dois anos.

Por outro lado, questionado sobre o impacto da Covid-19 nos países da organização, o responsável da CPLP defendeu a necessidade dos estados membros reforçarem a cooperação multilateral para que possam enfrentar melhor as dificuldades daí decorrentes.

Por outro lado, o ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António, considerou que a chave do sucesso no cumprimento das decisões tomadas na Cimeira está na colaboração que deve existir entre a presidência que Angola assume actualmente e o secretariado da organização.

MAIS: Presidente do Cabo-Verde ratifica acordo de mobilidade da CPLP

Para o governante, Angola ao assumir a presidência da CPLP tem a responsabilidade de trabalhar em estreita colaboração com o secretariado executivo na implementação dos objectivos  preconizados.

Zacarias Albano da Costa, que chegou esta segunda-feira ao país para uma visita de dois dias, vai ser ainda recebido em audiências separadas, nesta terça-feira, pelos ministros da Cultura, Turismo e Ambiente, Jomo Fortunato, e da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento Neto, respectivamente.

Durante a sua estadia, o responsável da CPLP prevê ainda uma deslocação à Cidade Alta, onde poderá ser recebido em audiência pelo Chefe de Estado Angolano, João Lourenço.

Angola assumiu a Presidência da CPLP na XIII Conferência de Chefes de Estado e de Governo, decorrida a 17 de Julho de 2021, em Luanda.

O Secretário Executivo, Zacarias da Costa, assumiu as funções no dia 1 de Agosto de 2021, após ter sido eleito para o cargo nesta mesma Cimeira de Luanda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *