Rádio Nova 102.5 FM

Rádio Online

Presidente da República presente na cimeira África-Caricom

O Presidente da República, João Lourenço, participou na tarde desta terça-feira,7 de Setembro, numa cimeira virtual de Chefes de Estado e de Governo de África e da Região do Caribe.

A iniciativa – que se realiza pela primeira vez – engaja a União Africana e a Comunidade do Caribe (CARICOM), tendo conduzido os trabalhos da cimeira o Presidente Uhuru Kenyatta, do Quénia, que é também o Presidente da Organização dos Países de África, Caribe e Pacífico (ACP).

O objectivo à volta do qual se reuniram os líderes africanos e caribenhos é o da promoção de colaboração e cooperação mais estreitas entre a União Africana, a diáspora africana, os Povos de Descendência Africana e as Regiões do Caribe e Pacífico.

O foco da primeira cimeira África-CARICOM foi a integração política entre os países de ambas as regiões transatlânticas, a gestão do impacto da pandemia da COVID-19, a Economia Azul e a conectividade de transportes, as Alterações Climáticas e Vulnerabilidade e a promoção de investimentos comerciais e integração económica, entre outros temas.

MAIS: CPLP assina acordo para facilitar mobilidade dos seus cidadãos

Angola defende a cooperação entre as duas organizações transatlânticas nos domínios do desenvolvimento económico inclusivo e sustentável, do desenvolvimento humano e social, do meio ambiente, da gestão de recursos naturais e das mudanças climáticas, dos Direitos humanos, democracia e boa governação e do combate ao terrorismo e ao crime organizado.

Angola acolherá de 4 a 8 de Outubro de 2021, a segunda Bienal de Luanda sobre o fórum Pan-fricano para Paz e Cultura, organizada em parceria com a UNESCO, constituindo uma excelente plataforma para o estreitamento das relações históricas, culturais e de irmandade entre a União Africana e a Comunidade Caribenha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.